quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cálculo mental e as diferentes formas de registrar as técnicas operatórias

O conteúdo a seguir refere-se a quarta e última etapa da atividade proposta na aula de Matemática


CÁLCULO MENTAL

Considera-se cálculo mental um conjunto de procedimentos de cálculo que podem ser analisados e articulados diferentemente por cada indivíduo para a obtenção mais adequada de resultados exatos ou aproximados, com ou sem o uso de lápis e papel. O cálculo mental permite maior flexibilidade de calcular, bem como maior segurança e consciência na realização e confirmação dos resultados esperados, tornando-se relevante na capacidade de enfrentar problemas. É importante estimular os alunos a usar a mente e o raciocínio lógico, mas não devemos nos esquecer de respeitar o tempo deles.



Durante as aulas é necessário valorizar, ouvir, partilhar e aplicar os conhecimentos trazidos pelos alunos, afinal a Matemática está em todos os lugares e permitir que o aluno expresse o que já sabe, certamente irá agregar em muito na aquisição do conhecimento da sala como um todo.
Através do cálculo mental é possível explorar rapidamente diferentes caminhos de resolução dos problemas. Sua prática  desenvolve habilidades como a atenção, a memória e a concentração, além da memorização de um repertório básico de cálculo. Com  o cálculo mental, o aluno  assimila o conceito de número e vai aos poucos atingindo o nível necessário de abstração. O cálculo mental portanto,  a função importante para o  reforço na construção e no domínio do conceito de número.
                         
                         



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