O texto a seguir foi baseado na leitura do livro de autoria de RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da Matemática nos primeiros anos. 1ª ed.São Paulo: Ática; 2009 sendo a primeira parte da etapa 1 da atividade proposta
O trabalho com educação deve estimular as crianças para que se desperte
nelas prazer em compreender e aprender e, dessa forma, permitir que elas possam
construir, reinventar e pensar de maneira lógica, desenvolvendo habilidades.
Usar os cinco
sentidos para auxiliar no processo de desenvolvimento da aprendizagem gera uma
memória sensorial e as informações armazenadas nessa memória se lincam e
favorecem a compreensão, pois dão sentido ao conteúdo aprendido.
Os estudantes do ensino fundamental estão no período operatório concreto
que é determinado por vivências, respostas, sentimento de sentir-se capaz,
competências e descobertas; por isso, é muito importante observar as palavras
que usamos ao ensinar. Se tratando de Matemática, por exemplo, pode-se tirar a
palavra problema de uma situação matemática que envolve quantidade, valores e
medidas para auxiliar na aprendizagem já que sem a palavra problema que remete
a criança uma lembrança de algo ruim e de difícil solução é possível aprender
com mais liberdade, motivação e segurança. Para um bom aprendizado da
matemática é imprescindível que a criança pense e vá chegando as suas
conclusões, dessa forma ao se deparar com uma situação matemática, a criança
saberá qual sinal usar para resolver a questão apresentada. Neste intuito, o
uso de jogos, dinheiro, figurinhas, tampinhas de garrafa e outros tantos
materiais auxiliam nesse processo de desenvolvimento do pensamento. Além de
permitir que as crianças aprendam e compreendam as operações básicas (adição,
subtração, multiplicação e divisão), já que vivenciam o conteúdo explicado
conseguindo interpretar o que se lê e dando sentido ao que foi aprendido. Usar
materiais variados auxilia na disciplina e na organização do pensamento e
atitude, além de favorecer e estimular a criatividade. Somente ensinando as
crianças a pensarem como se chegar à solução da situação matemática
apresentada, pode-se impedir de treina-las e rotula-las de preguiçosas e
desinteressadas.
É muito importante que os
registros feitos através desses materiais documente as descobertas e possibilite
representar vivencias, permitindo também que o professor possa perceber dificuldades
cognitivas, afetivas e motoras nas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário