terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dicas para auxiliar no processo inicial da construção do conceito de número

O texto a seguir foi baseado na leitura do livro de autoria de RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da Matemática nos primeiros anos. 1ª ed.São Paulo: Ática; 2009 sendo a primeira parte da etapa 1 da atividade  proposta
O trabalho com educação deve estimular as crianças para que se desperte nelas prazer em compreender e aprender e, dessa forma, permitir que elas possam construir, reinventar e pensar de maneira lógica, desenvolvendo habilidades.
Usar os cinco sentidos para auxiliar no processo de desenvolvimento da aprendizagem gera uma memória sensorial e as informações armazenadas nessa memória se lincam e favorecem a compreensão, pois dão sentido ao conteúdo aprendido.
Os estudantes do ensino fundamental estão no período operatório concreto que é determinado por vivências, respostas, sentimento de sentir-se capaz, competências e descobertas; por isso, é muito importante observar as palavras que usamos ao ensinar. Se tratando de Matemática, por exemplo, pode-se tirar a palavra problema de uma situação matemática que envolve quantidade, valores e medidas para auxiliar na aprendizagem já que sem a palavra problema que remete a criança uma lembrança de algo ruim e de difícil solução é possível aprender com mais liberdade, motivação e segurança. Para um bom aprendizado da matemática é imprescindível que a criança pense e vá chegando as suas conclusões, dessa forma ao se deparar com uma situação matemática, a criança saberá qual sinal usar para resolver a questão apresentada. Neste intuito, o uso de jogos, dinheiro, figurinhas, tampinhas de garrafa e outros tantos materiais auxiliam nesse processo de desenvolvimento do pensamento. Além de permitir que as crianças aprendam e compreendam as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), já que vivenciam o conteúdo explicado conseguindo interpretar o que se lê e dando sentido ao que foi aprendido. Usar materiais variados auxilia na disciplina e na organização do pensamento e atitude, além de favorecer e estimular a criatividade. Somente ensinando as crianças a pensarem como se chegar à solução da situação matemática apresentada, pode-se impedir de treina-las e rotula-las de preguiçosas e desinteressadas.

      É muito importante que os registros feitos através desses materiais documente as descobertas e possibilite representar vivencias, permitindo também que o professor possa perceber dificuldades cognitivas, afetivas e motoras nas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário